Como pintar unhas

Primeiro Passo: Preparação

Esta é considerada a fase mais importante, pois um bom acabamento e uma maior durabilidade do esmalte irão depender da preparação da unha, da aplicação e do produto utilizado.

As unhas e as cutículas devem ser hidratadas (pode ser com um hidratante comum para mãos), porém, tomar cuidado para que todo excesso do hidratante seja retirado, isso evitará que o esmalte descasque com maior facilidade.

Escolha um produto a base de acetona para remover o esmalte antigo com maior eficiência, os removedores de esmaltes são bons, porém não são tão eficazes quando a acetona.

Para amolecer as cutículas mais facilmente utilize um creme removedor para cutículas (que pode ser encontrado em qualquer drogaria, loja de cosméticos e mesmo em alguns supermercados maiores).

Após remover as cutículas com o alicate, lixe as unhas, preocupando-se sempre em deixá-las todas do mesmo tamanho.

Para um acabamento quadrado, lixe primeiramente o meio e finalize nas extremidades (para que elas não fiquem tão pontudas).

Para um acabamento arredondado, comece lixando uma das extremidades, passando pelo meio e finalizando na outra extremidade.

Após lixar as unhas, lave as mãos com um sabonete livre de lanolina, aloe vera ou outros óleos, utilizando uma escovinha macia (própria para a higiene das unhas), esfregando levemente.

Após secar as mãos, aplique novamente a acetona em cada um dos dedos da mão para garantir que não haja sobra de umidade, do hidratante e do sabão.

Dica importante: A cada 30 minutos nosso próprio corpo fabrica óleos e umidade, por isso, a preparação das unhas e a aplicação da base (segundo passo) devem ser feitos primeiramente em uma mão para depois serem feitos na outra.

Segundo Passo: Base

Assim como pintar um quadro, a unha necessita primeiramente de uma base (cor básica para preparar as unhas para receber a cor definitiva do esmalte).

No mercado você já encontra bases prontas (geralmente são transparentes mais podem ser também acetinadas).

Dica importante: Antes de passar a base nas unhas, corte pequenas tiras de fita adesiva (como o esparadrapo hidropônico, por exemplo, que tem uma boa fixação, não provoca alergia e não deixa nenhum resíduo de cola ao ser tirado dos dedos) e coloque-as em volta das unhas para evitar o contato de esmalte com a pele.

Muitas pessoas utilizam o removedor de esmaltes ou acetona quando o esmalte acaba encostando na pele, e por mais cuidadosa que esta pessoa seja, ao remover estas “rebarbas”, uma pequena quantidade do produto pode entrar em contato com o esmalte, deixando-o opaco ou diminuindo sua durabilidade.